quinta-feira, 24 de maio de 2018

Vigésima Terceira Aula!

Aula na qual o professor distribuiu uma folha de papel almaço para cada um dos estudantes, e, solicitou que eles escrevessem um texto, uma redação, de, aproximadamente, 30 linhas que contivesse uma ou duas noções apreendidas da leitura da obra "O Pequeno Príncipe", de Saint-Exupéry.

O professor explicou que a dinâmica que seria usada para a escrita do texto seria a do escrever e reescrever, que consiste em o estudante escrever a sua redação de modo espontâneo, constituindo uma primeira versão. Esta, por sua vez, é corrigida pelo professor, que a devolve para o estudante, para que ele possa efetuar as correções, melhorando seu texto, constituindo uma segunda versão. O mesmo processo se repete e o estudante, finalmente, reescreve seu texto em uma terceira e última versão.

Tal dinâmica pode pode ser verificada, na bibliografia, abaixo:

SANTOS JÚNIOR, Donarte Nunes dos. O ato de escrever na formação de um sujeito cidadão ativo e comprometido. In: Miriam Pereira Lemos; Patrícia Cardinale Dalarosa. (Org.). EJA: um espaço-tempo para viver diferentes currículos. 1ed. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação, 2013, v. 1, p. 325-345.

Nenhum comentário:

Postar um comentário