quarta-feira, 14 de março de 2018

Primeira aula!

Como colocado na publicação anterior, o projeto LIAU, que foi desenvolvido, desde 2015, até o ano de 2017, na escola EMEF Porto Novo, não mais existe naqueles moldes.

Assim, neste primeiro dia de aula, o professor fez uma fala no sentido de explicar isso para os alunos, que ficara um tanto quanto perplexos.

Dissipadas as primeiras dúvidas, e, e com a posterior explicação de o que seria estudado ao longo do "turno integral", o professor passou a instigar os estudantes com o seguinte questionamento:

"Mas afinal, o que é ler?"

As respostas dos alunos encaminharam entendimentos de que ler é quase tudo, segundo eles: lê-se letras, as palavras e frases formadas por elas, os números, uma paisagem, placas de trânsito e até pessoas.

De posse destas respostas, devidamente identificadas no quadro de giz, por meio de uma lista, o professor colocou a seguinte noção também no quadro de giz, para que os estudantes copiassem:

"No 'turno integral', ao longo do chamado 'eixo do letramento', os estudantes vão aprofundar o ler, o decifrar e o entender signos.". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário