terça-feira, 13 de março de 2018

O que os alunos estudarão com o prof. Donarte no "turno integral"?

Até o ano de 2017, no "turno integral", com o professor Donarte, que é licenciado em Geografia, os alunos estudaram noções de Educação Ambiental, no chamado projeto LIAU. Na cidade de Porto Alegre, o LIAU era empregado em praticamente toda a Rede Municipal de Educação (RME), desde o ano de 1997, e, na EMEF Porto Novo, desde a sua inauguração, em 2015.

Ocorre, porém, que em virtude de questões políticas, o projeto foi encerrado pela mantenedora, a Secretaria Municipal de Educação (SMED), sendo substituido por outro. Assim, para este ano de 2018, a SMED elencou as "orientações pedagógicas" abaixo, que devem serem cumpridas por todas as escolas, em toda a RME.

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL 2018

As Diretrizes do Ensino Fundamental para a Educação Integral consiste na ampliação de tempo dos alunos matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF's), em turno inverso ao tempo de escolarização regular.

A oferta de ampliação do tempo de escolarização por meio da Política de Educação Integral oferece aos alunos oportunidades de reforço escolar e produção de novos conhecimentos, além de garantir um espaço seguro, qualificado e de convivência saudável, na perspectiva de uma Educação Integral em tempo integral.

Esse tempo a mais na escola compreende uma jornada semanal de cinco dias com duração de até três horas/relógio por dia, envolvendo atividades complementares por meio de quatro eixos de aprendizagens: Letramento (04H) , Numeramento (04H), Iniciação Científica (03H) e Educação do Sensível (04H).

Letramento – Carga horária: 04 h semanais. Consiste no conjunto de práticas que buscam habilitar os alunos na utilização da leitura e da escrita para a formação do sujeito linguístico. Deverão ser ofertadas práticas que contemplem a oralidade, a leitura, compreensão e expressão escrita e a produção textual usando recursos lúdicos como a contação de histórias, dramatizações, tecnológicos e midiáticos para tornar mais atraente a aquisição das competências.

Assim, como se vê, ao longo de 2018, os alunos do "turno integral", turmas B11, B21, B31, C11, C21 e C31, irão estudar, com o professor Donarte, noções embasadas nas orientações acima, no chamado LETRAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário